Jean Piaget: A aprendizagem, raciocínio e os estágios do desenvolvimento

JeanPiaget

Vamos falar um pouco sobre o cientista suíço que revolucionou o modo de encarar a Educação infantil ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Resumir a teoria de Jean Piaget não é uma tarefa fácil, pois sua obra é extremamente extensa. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos.

Jean Piaget(1896-1980) foi o nome mais influente no campo da Educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de se tornar quase um sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, casualidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma demostraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela inda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu a comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtiva.

Educar, para Piaget é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode ser tornar”.

 

Principais conceitos piagetianos

Sujeito epistêmico: Esse conceito reúne saberes da Biologia, da Psicologia e da Filosofia para explicar como todos podem aprender e como a inteligência se desenvolve

Esquemas de ação: São as formas como o ser humano interage com o mundo. Nesse processo, ele organiza mentalmente a realidade para entendê-la, desenvolvendo a inteligência.

Conhecimento prévio: A expressão designa os saberes que os alunos possuem e que são essenciais para o aprendizado. Não pode ser confundido com pré-requisito

Adaptação e equilibração: Os termos se referem ao processo de ampliação de conhecimentos, resultado de duas etapas indissociáveis: a assimilação e a acomodação

 

Como as crianças raciocinam

Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.

O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo inferior a esquemas mentais preexistentes. Por exemplo: a criança tem a ideia mental de uma ave como um animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz vai tentar assimila-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido. Já a acomodação se refere as modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar o seu conceito “geral” de ave para incluir as que não voam.

O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito

 

A teoria: Estágios do desenvolvimento

Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil. A maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica consiste no abandono gradual do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, indispensável para a autonomia moral da criança.

Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor que vai até os 2 anos. Nessa fase as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior a linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.

O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.

O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de descriminar os objetos por similaridade e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.

Por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita a  experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.

Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente

A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.

 

Conclusão

A obra de Piaget leva a conclusão de que o trabalho de educar crianças não se refere tanto a transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno.

O lema “o professor não ensina, ajuda o aluno a aprender”, do Método Psicogenético, criado por Lauro de Oliveira Lima, tem suas bases nestas teorias epistemológicas de Jean Piaget. Existem outras escolas, espalhadas pelo Brasil, que também procuram criar metodologias específicas embasadas nas teorias de Piaget. Estas iniciativas passam tanto pelo campo do ensino particular como pelo público. Alguns governos municipais, inclusive, já tentam adotá-las como preceito político-legal.

Todavia, ainda se desconhece as teorias de Piaget no Brasil. Pode-se afirmar que ainda é limitado o número daqueles que buscam conhecer melhor a Epistemologia Genética e tentam aplicá-la na sua vida profissional, na sua prática pedagógica. Nem mesmo as Faculdades de Educação, de uma forma geral, preocupam-se em aprofundar estudo nestas teorias. Quando muito oferecem os períodos de desenvolvimento, sem permitir um maior entendimento por parte dos alunos.

 

Referências

  • Atualidade de Jean Piaget, Emília Ferrero, Ed.Artmed
  • Biologia e conhecimento, Jean Piaget, Ed.Vozes
  • Por que Piaget, Lauro de Oliveira, Ed.Vozes

 

Ass copy

Uma ótima leitura a todos

Twitter: @vitormeriat

Email: vitormeriat@gmail.com

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